IV Seminário de Pesquisa em Prisão

Sobre o evento

O Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão é realizado anualmente pela Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP). A primeira edição foi realizada em 2015, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e a segunda ocorreu em 2016 no Rio de Janeiro, na Universidade Católica de Petrópolis. A terceira edição ocorreu em 2017 em Recife, na UFPE, como uma forma de expansão e difusão do pensamento crítico sobre Direitos Humanos e Criminologia no Brasil para região Nordeste. Dando continuidade nessa circulação do conhecimento produzido sobre a temática, a quarta edição do Seminário será realizada na Universidade Federal da Grande Dourados, mantendo a finalidade de suprir uma lacuna no âmbito das ciências sociais e sociais aplicadas no Brasil. Além disso, essa edição do seminário terá como objetivo a realização de reunião científica de amplitude nacional, sendo dessa vez na região Centro-Oeste, contando ainda com presença de pesquisadores da Europa e das Américas na área de pesquisa em prisão, fomentando o intercâmbio de pesquisadores, estudantes, ativistas e gestores e a divulgação de trabalhos de ponta na área.

A crise do sistema carcerário brasileiro, hoje evidenciada pelas inúmeras rebeliões ao redor do país, é oriunda de um cenário de anos de gestões irresponsáveis na condução da segurança pública do Brasil. Mais do que nunca faz-se necessário o fomento à pesquisa sobre prisão e Direitos Humanos, principalmente sob a perspectiva do aprendizado com outras experiências positivas, ao contrário da reprodução de medidas populistas, mas ineficientes. O Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão tem se colocado, anualmente, como um dos polos de discussão e difusão do pensamento tecnicamente crítico sobre tal tema, sendo fundamental sua vinda ao Centro-Oeste para o estímulo de tais temáticas em nossa região.

O Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão busca o fomento ao pensamento crítico e técnico acerca da realidade prisional brasileira e internacional, estabelecendo diálogos entre pesquisadores de diversas áreas do campo dos Direitos Humanos. Sua realização na região Centro-Oeste certamente será extremamente benéfica no sentido de promover tal temática entre os pesquisadores, estudantes, ativistas e gestores locais, com ligação à rede nacional. Além disso, possibilitará e dará voz aos diversos estudantes e professores locais que estudam e pesquisam na área, que terão a oportunidade de participar de um evento de abrangência internacional, compartilhando seus conhecimentos e experiências.

 

Clique aqui para acessar o site do IV Seminário.



ANDHEP